domingo, 14 de abril de 2013

DIAS DE DESGOVERNO!



Deveria ter feito essa publicação no último dia 10, quando a administração completou 100 dias. Via de regra, a imprensa faz um balanço das novas gestões, isso aconteceu em vários jornais e sites, então farei o mesmo através do blog.



Na verdade, falar  em governo na atual administração está um pouco difícil, então vou analisar o desgoverno que vem acontecendo em nossa cidade. Em primeiro lugar a falta de reajuste ao funcionalismo Público Municipal que até a presente data não recebeu um centavo sequer de reajuste, claro que com exceção dos funcionários que foram promovidos de cargos e passaram a Recber em torno de R$ 2.200,00. Esses não são secretários, são pela ordem Chefe de Divisão e Assessor Executivo. Os demais continuam com seus rendimentos do ano passado e sem perspectiva de reajuste. Os professores se mobilizaram e conseguiram a promessa do prefeito, de que neste mês terão o reajuste do piso e que a partir Maio receberão reajuste retroativo ao mês de janeiro. Mas vejam bem, receberam a “promessa” e como bem sabemos, o verbo prometer foi bastante utilizado pelo mesmo durante a eleição, então vamos aguardar que ela se concretize agora em Maio. Mas vejam bem: só os professores terão o reajuste, porque os demais terão só aumento de serviço.



Tirando a promessa, a administração no município, segundo fontes, passa por um momento de “faltura”! Isso mesmo, “faltura”. Faltam cartuchos para as impressoras nos diversos setores, falta papel higiênico no hospital, posto de Saúde e pasmem, nas escolas municipais. Em uma delas, as crianças foram orientadas a levarem papel de casa. Falta também material de limpeza e dizem as fontes, a merenda escolar, dantes tão rica e nutritiva, hoje vem sofrendo racionamentos.


Aproveitando a questão da merenda escolar, segundo corre a “bocas-pequenas” na cidade, um fornecedor que planta morango, vem vendendo frutas e verduras compradas na CEASA e tira nota de produtor rural, enquanto produtores rurais do município que trabalham sol a sol e que produzem tais produtos estão sendo preteridos pelo atual governo, sendo que há uma Lei que diz que 30% deve ser gasto diretamente com a agricultura familiar e não com atravessadores que buscam no CEASA para revender com lucro a Prefeitura. Vou iniciar esta semana uma série de entrevistas com os agricultores do município e ver como está o incentivo da atual administração e do Departamento de Fomento Agropecuário em relação a esta questão.


Outro item faltante na atual administração é o compromisso com a moralidade. Passados quase 40 dias da Festa da Maçã, aquela que reuniu cerca de 50 mil pessoas, a administração sequer esboçou um gesto de prestação de contas da mesma. Quanto foi arrecadado em patrocínios, em que contas foram depositadas as arrecadações, quanto se arrecadou com a venda de ingressos para o desfile de escolha da rainha, quando se arrecadou com o café colonial e onde está o “lucro”, tendo em vista que 50 mil pessoas devem ter deixado um lucro bom nos setores administrados pela Prefeitura.



A coleta de lixo também vem sendo outro item faltante no governo Schuhli. Ouvem-se reclamações por todos os lados em relação aos atrasos da coleta, principalmente do lixo reciclável.



As promessas de nomeações à correligionários é outro item que falta ser cumprido. Por enquanto, só os que possuem votos conseguiram ganhar uma “tetinha”, enquanto que os demais, antes tão defensores, hoje percebem que foram enganados e já revoltados cobram incansavelmente do prefeito. Talvez para acalmar a ira de muitos, o prefeito, na semana passada, pediu a retirada de um projeto enviado a Câmara pelo ex-prefeito Pepé, que por determinação do Tribunal de Contas do Estado, exige a extinção de quase 60 cargos comissionados. Dentre eles músicos, agentes de Saúde etc. Analisem o fato. Por exigência do Tribunal de Contas foi enviado a Câmara na Legislatura passada. A Câmara ainda não votou e semana passada o prefeito Ademir pede sua retirada da pauta, Por quê? Pretende contrariar o TCE fazendo nomeações para acalmar a ira daqueles que hoje se sentem lesados? 



A Saúde, que foi tão debatida durante a eleição, onde prefeito e equipe prometiam um trabalho árduo para a reabertura total do Hospital Municipal continua na mesma. O Hospital está funcionando do mesmo jeito, ou quase do mesmo, pois como citei acima, faltam materiais básicos e assim como os demais funcionários do Município, os funcionários da Saúde não receberam aumento e na última semana sofreram pressão por parte da primeira dama para cuidarem de uma senhora do “Lar das Vovós” no final de semana, pois não haveria ninguém da Assistência Social para fazê-lo. Como os tempos são outros, a equipe de enfermagem se recusou, até porque, como foi dito durante a campanha, o Hospital não pode internar pacientes por prazo superior a 24 horas.



Enfim, em 103 dias de desgoverno, a atitude maior do prefeito foi o ato de nomear e isso todos nós estamos vendo. Administrar mesmo está ficando em segundo plano, pois a atual administração mal consegue manter o que foi deixado pelo ex-prefeito funcionando e vemos claramente o descontentamento. Promessas continuam sendo feitas, mas uma atitude mais séria e concreta daquele que foi eleito para “acabar com os marajás” e trazer o progresso para Porto Amazonas fica só na esperança de poucos, que ainda acreditam numa virada de mesa. 



Sinceramente, já vivi sob a administração do Ademir e pelos próximos três anos e alguns meses a frase que mais será dita pelo próprio será o “É, vamos ver!”. Essa é a realidade, está ai para todos verem, por isso, não venham dizer que sou pessimista ou que estou “gorando” o governo. É a realidade. Dura, mas a realidade. Compraram gato por lebre e agora, ou se manifestam, ou teremos anos difíceis até 2016, principalmente os funcionários efetivos, que não viram um centavo de reajuste em suas contas.


Finalizando quero destacar um fato da Câmara de vereadores na última sessão legislativa. O Vereador Arnaldo Alves apresentará na próxima terça-feira um requerimento ao prefeito solicitando o reajuste de 9% ao funcionalismo e pediu aos nove membros da Casa legislativa que assinem o pedido. Vamos ver quantos assinarão, demonstrando assim se lutam pelo interesse da Municipalidade, neste caso o funcionalismo, ou se apenas lutam por seus cargos comissionados. Vamos aguardar a terça-feira e conferir quem assina!



Sandro Gusso


HS!

40 comentários:

  1. Será que algum vereador assinou o requerimento do vereador Arnaldo? Vamos ter fé que vai melhorar para todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários asssinaram a indicação, mas como ma folha já ultrapassou o limite do TCE, ficará apenas no papel e o 9% apenas na lembrança dos funcionários! Os professores parece que conseguiram, pois ontem o prefeito encaminhou à Câmara PL para reajustar a categoria. Os demais, só aumento de serviço por enquanto!

      Excluir
  2. Então...
    Já pensei em falar muita coisa por aqui, mas acho que "cada povo tem os governantes que merece" e para mim isto é o suficiente!
    Também votei por convicção acreditando em uma mudança, pensando em novos rumos para Porto Amazonas.
    Votei pensando em "Porto Amazonas" e não apenas em meus interesses particulares, mas o povo assim não pensou e agora amarga as consequencias.
    Gargantas infladas de antes, hoje apenas dóem, pois não tem mais nada a bravejar, não por falta de motivos, pois estes tem aos montes, mas não podem desmentir-se.
    E nossos legisladores...vão continuar os funcionários taparem buracos, o povo lhes paga para isso? mandar funcionários taparem buracos e não para criarem leis?
    Vamos falar também da câmara de vereadores e dos inúteis que foram eleitos para quê?
    para "mandar" tapar buracos de ruas...que piada?
    Será que aprovam o novo prédio da câmara? para quê, será que é para servir de depósito de lixo?
    Isto não é despeito da minha parte, mas sim dó de um "povo" que serve de massa de manobra e sorri na sua ignorância e egoísmo!


    ResponderExcluir
  3. Sandro vc tem razao em muitos pontos q colocou e realmente não podemos nos cegar assim como vc tambem não pode se cegar para outros acontecimentos, pois enquanto vc defende seu ex-prefeito ele ta ai pelo Porto tipo "puta veia" encebando aquelas pessoas que falaram mal dele e de vcs, tudo pra juntar grupo e se candidatar de volta. dai sim quero ver o que vc vai dizer destas pessoas que falam mal e depois tão junto. Politica no porto tem sempre saldo negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, ótimo comentário.

      Excluir
    2. Examente, inclusive cobro do ex-prefeito Pepé uma postura em relação a isso! Mas fica difícil, pois eu acho mais sem vergonha aquele que fala e depois procura como se nada tivesse havido! Eu por exemplo não saio conversando com quem não gosto, ou com aqueles que claramente falam de mim. Cada um é cada um! Mas em uma eleição futura, creio que o posicionamento da pessoa deva ser igual e não apenas para se beneficiar. Como ja disse poderia ter escolhido o "lado" do atual prefeito, mas por convicção optei pelo que eu achava e, hoje tenho certeza, seria o melhor para Porto Amazonas!

      Excluir
    3. É ASSIM QUE FUNCIONA POLITICA.OS QUE TAVAM JUNTO SAEM,DERREPENTE TAUM DENOVO E O BORSO DELES ENCHENDO DE DINHEIRO E O POVO FICA EM SEGUNDO PLANO.

      Excluir
  4. Calma pessoal,só faz 4 mês que o Ademir ta na administração!
    vc`s vão ver quando ele começar a fazer algo pela cidade!
    vaum calar a boca de vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem ia revolucionar a admnistração logo nos primeiros dias, 4 meses ja foram suficiêntes não acha?

      Excluir
  5. Isso mesmo Sandro 4 meses sao o suficiente pra dar pelo menos o primeiro passo.... Estao igual caranguejo andando pra tras... É uma vergonha o matagal q ta virando a cidade!!!! Vamos esperar mas 4 meses, 1,2,3,4 anos... Na proxima eleiçao vao dizer q 4 anos nao é suficiente!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. FALANDO UM POUCO DOS SETORES PÚBLICOS, POR QUE VOCÊ NÃO VAI FAZER UMA VISITA NAS ESCOLAS, TENHO CERTEZA QUE VÃO RECEBER VOCÊ MUITO BEM PARA VER O ANDAMENTO DAS COISAS, NÃO É NADA DO QUE VOCÊ ESTÁ COMENTANDO, JAMAIS FOI SOLICITADO PARA AS CRIANÇAS TRAZEREM PAPEL HIGIÊNICO DE CASA OU QUE A MERENDA ESTÁ PRECÁRIA, É FÁCIL ALGUÉM SAIR FALANDO ISSO POR AÍ, QUERO VER SE ALÚÉM TEM CORAGEM DE IR VER A VERDADE DE PERTO, FICA A DICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sugestão! Como estou focado agora na compras pelo Departamento de Educação em relação aos produtores rurais, vou agendar uma entrevista com a Diretora do Departamento. Quanto aos fatos narrados na matéria, acho que você está desinformado, pois conheço muitos pais de alunos e vários, relataram o fato da falta de papel higiênico!

      Excluir
  7. POR QUE OS COMENTÁRIOS TEM QUE SER APROVADOS, SÓ FICA O QUE TE CONVÉM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não publico bobagens! palavras ofensivas e outras coisinhas que andam escrevendo com ofensas não são publicadas. E embora no Blog apareça anônimo, por segurança do Blog, o endereços de IP são enviados para o e-mail do Blog, o que me garante acesso as pessoas que tentam fazer ofensas no anonimato, eu assino meu nome.

      Excluir
  8. EXISTEM QUANTOS CARGOS COMISSIONADOS ATÉ AGORA NA PREFEITURA??

    ResponderExcluir
  9. Como imaginava o prefeito continua o mesmo banana de sempre,mas isso não me surpreende,nem a lerdeza do povo em entender que, se,.. nosso municipio já não ia às mil maravilhas agora só piora mês a mês,espero que o povo acorde e faça valer os seus direitos ,pois,só assim poderá cobrar atitudes do banana com o município e não só contratar incompetentes que garantiram seus cargos votando nele nas ultimas eleições.ouve-se uma onda de reclamações mas,comojá foi dito aqui,o povo tem o governante que merece!!!a cada dia que saio às ruas mais lixo espalhado vejo,mais mato vejo,mais bezerro novo mamando vejo....fora aqueles que sentam-se num ponto estratégico olhando para o prédio da prefeitura e sonhando com o dia que vai chegar a sua vez,reparem é bem visível...KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. É uma vergonha essa administração, os professores tiveram que fazer um abaixo assinado pra conseguir aumento de salário, sabendo que a verba vem do FUNDEB, e agora, pelo que parece, não é certeza ainda, a excelente administração vai conceder, e é capaz ainda de fazer cortezia coom chapéu alheio, não está fazendo mais que a obrigação, tardia porém. Esses vermes que estão conduzindo o nosso município, não se espantem se não quebrar em breve, porque as barbaridades que ocorrem são explícitas.Até agora, o boca aberta só ajeitou a vida do chegados dele, sem contar com a parentada, e se vê acuado, pois ainda tem os prometidos, que por má administração não conseguiu acertar ainda, mas não se espantem caros eleitores, ele vai dar um jeito ainda. Só pergunto, os contratados estão dando conta do recado? Pelo que vejo não, está uma bagunça e um mais perdido que o outro, não sabem nem qual função ocupam...seria cômico se não fosse o nosso dinheiro sendo jogado fora. Aos que dizem que é cedo pra cobrar alguma coisa, eu digo, não precisaria cobrar, se simplesmente ele tivesse dado continuidade ao que já estava dando certo, garanto que o povo estaria mais feliz. Podem esperar, vem mais trapalhadas por aí, eles estão sem rumo, priorizaram a teta e se viram em maus lençóis, agora vão ter que correr atrás, por isso parou um pouco as contratações, se viram acuados agora, mas como diz o ditado" nada é tão ruim que não possa piorar" kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Leitores: Tenho recebido alguns comentários com teor ofensivo e obvio, não os publicarei. Guardem a ira para coisas mais interessantes, pois sei bem que todo esse ódio é porque sabem que o que está escrito nos textos, não passam da mais pura verdade. Não crio nada, a admnistração capenga do Ademir me permite redigir excelentes textos. Então, como diz uma amiga "aceitem que dói menos"! Quanto as bobagens direcionadas à mim nos comentários, também não me abalam, sou acostumado com críticas.
    Também quero frisar que não estou denegrindo a imagem do atual prefeito, apenas, analiso a admnistração. Se ele, ou qualquer membro do governo se sentir ofendido deve procurar o MP, por favor, não se prendam por mim.
    Quanto a ofensas pesadas enviadas via comentários anônimos, quando eu realmente me sentir ofendido farei o mesmo, utilizando os endereços de IP salvos no e-mail do Blog. No mais continuem lendo, que eu continuarei escrevendo, gostando os governistas ou não!
    Abraços!
    Sandro Gusso
    HS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, tem que falar tudo mesmo os prós e contras da administração!

      Excluir
    2. O problema e que você so ve as coisas ruins, mas as coisas boas você não comenta, como por exemplo a Festa da Maçã que foi a melhor de todos os tempos, o excelente trabalho da dona Zenaide na Assistência Social que chega a ser uma mãe para os pobres e outras coisas que em pouco tempo ja estão acontecendo. Você devia dar chance pra eles divulgarem tambem as coisas boas que estão fazendo pois nem tudo e bem assim como você publica. Não acha se todos nos trabalhassem unidos a cidade seria melhor sem essas briguinhas?

      Excluir
    3. "Mãe dos pobres"? Menos, bem menos.. Então é a Evita Peron? essa é para descontrair não é? Mas concordo com você, "SE TODOS" trabalhassem pela cidade. O problema é que alguns que ali estão, não se tocaram que não tem competência para estarem nos cargos e acabam expondo a própria administratação à uma reprovação pública! A administração seria melhor se vários ali deixassem suas pastas a disposição do Prefeito.

      Excluir
    4. A melhor festa da maçã!!!outra piada!
      Esta festa foi 'boa" graças ao trabalho que o município e as pessoas que trabalharam para esta festa ser o que é fizeram nos últimos 08 anos.ela "a festa" deixou de ser uma coisa amadora e se transformou no que é hoje.
      Mas o povo que veio este ano devido a fama da festa, duvido que retornará o ano que vem, tal foi o descaso dos "des"organizadorres atuais.
      como foi dito em outro comentário "aceitem que dói menos"!

      Excluir
    5. A festa foi sendo melhorada a cada ano... Ela começou a se tornar mais profissional durante a Administração do seu Ademir. A diferença é que no tempo do Pepé não tinha ninguém fazendo canalhice, tentando impugnar licitação apenas com o intuito de atrasar a organização. Entram com recurso e depois nem aparecem no pregão... ou seja, ninguém ali estava interessado em tentar organizar a festa, apenas o contrário. E ainda assim, com poucos dias para organizar tudo, fizeram um baita festa.

      Excluir
    6. Nossa ai é delírio! está ocupando um carguinho para falar isso? As festas do Ademir em 8 anos eram praticamente uma festinha de interior. O Viento Sul tocando na praça insandecidamente com aquelas flautas peruanas, o povo debaixo do sol escaldante de fevereiro e você acha que aquilo era profissionalismo?
      Quanto a organização que foi tão maravilhosa assim, por que ainda não prestaram contas do que receberam e do que gastaram? Hoje os vereadores votarão um requerimento apresentado pela oposição sobre os gastos. vamos ver se será aprovado já que são tão profissionais.
      Mas para te provar o profissionalismo das festa do prefeito Ademir, caso a Câmara rejeite o pedido, eu faço questão de apresenta-lo no Ministério Público para realmente sabermos o quão profissionais foram nesta festa. a melhor dos últimos 30 anos! Me poupe!

      Excluir
  12. Vereadores... para que servem mesmo ?????????????
    Jornalista Sandro Gusso Vc poderia fazer uma matéria sobre os projetos apresentados pelos atuais vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu costumo dizer que cada Povo tem o representante que merece. Nós temos bons vereadores na Câmara, como tambémm temos péssimos, interessados apenas em benefícios próprios, cabe ao eleitor na proxima eleição saber escolher melhor. Mas infelizmente nossa cultura ainda é o do "toma lá, dá cá" ai fica dificil!

      Excluir
  13. Por que você não criou esse blog a 8 anos atrás com certeza teria muitas e muitas coisas para serem comentadas,porém quem estava no poder era conveniente para você, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não tive vontade de criar, mas se não era conveniente para você, poderia ter criado um e criticado! Mas se o Blog lhe ofende, porque hoje a situação está conveniente para você é só não acessar. Procedimento simples!
      Frisando novamente: O atual governo é o da mudança, da moralidade, da seriedade e do progresso, então não tem por que temerem o que esta escrito aqui, não é? Ou será que temem?

      Excluir
  14. Adoradores do BANANA ,NÃO ADIANTA FICAREM OFENDIDOS,a outra administração foi ruim e essa,em quatro meses,já está peéééssima!!A cidade está cheia de lixo,onde você olhar tem lixo espalhado,é uma vergonha!!imaginem se não tem competência nem para organizar uma coleta de lixo numa cidade pequena feito a nossa ,pensem o que irão fazer com o dinheiro público e eventuais verbas dos governos estadual e federal.Infelizmente quando tudo tornar-se público não sei se Porto Amazonas irá resistir a tamanho "desmando".O BANANA está enterrando nossa cidade por conta própria,não é seu blog Sandro que fala mal ,está tudo aí pra todo mundo ver ,é só juntar um mais um.Fico triste pois gosto muito de minha cidade e o que vejo são apenas sanguessugas famintos ocupando cargos e sem saber qual sua função neles,a começar pelo "digníííssimo prefeito!!

    ResponderExcluir
  15. Saiu o aumento do funcionalismo público, porque vc naum publicou????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saiu, você está desinformado. Sairá um reajuste para o MAGISTÉRIO apenas. Os demais funcionários públicos continuarão sem reajuste. E esse reajuste só está saindo porque a categoria se mobilizou e conseguiu ser atendida.
      Então duas coisas: Primeiro não sou obrigado a publicar atos oficiais da admnistração, isso você tem que procurar no site oficial do Município. Segundo, se informe melhor antes de querer defender o indefensavel! Magistério terá o reajuste, os demais, nem um centavo!

      Excluir
    2. o aumento dos funcionários tá aí no teu iphone e nas casas do pepé

      Excluir
    3. O meu Iphone comprei com meu dinheiro, pois sou funcionário do Governo do Estado. Estudei e ainda estudo para ocupar o cargo que ocupo. Diferente de muitos que não sabem nem o que estão fazendo nos cargos que estão ocupando.
      Quanto as casas do Pepé, peça a declaraçãod e Imposto de Renda dele e veja de onde vem o dinheiro!
      E não é um simples iphone tá. É o 4s, mas pretendo trocar pelo 5, que já chegou no Brasil!

      Excluir
  16. Acho q naum ta la magisterio 7,8% e 9% para concursados e comissionados a partir de 22 de abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cãmara aprovou o aumento para o Magistério e 9% para os concursados e comissionados da Câmara. Isso significa que os funcionários da prefeitura, concursados e comissionados, que não estão na categoria do mmagistério continuarão com o mesmo rendimento. espere o dia do pagamento, depois pode cobrar a publicação. Mas leia antes a Lei e o que foi aprovado na Câmara. Os 9% são para os funcionários do Legislativo!

      Excluir
  17. Piadista o sujeito que achou que os funcionários receberam aumento, como poderia o bocudo manipulado conceder aumento, se a folha já ultrapassou o limite, tendo em vista as contratações de gente que nem sabe a função que ocupa? Pobre bocudo, não sabe o ninho de cobra que se enroscou, apesar de que é um deles também, perdeu totalmente o crédito, homem sem hombridade e caráter, personalidade nem se fala, ele não deve saber o que é isto.Os mamadores estão eufóricos, e nem sequer tem vergonha na cara, desfrutam de uma "teta" gorda com sorriso na cara, são tão sem vergonhas quanto o administrador e seus cupinchas, sem falar das bundudas, que estão mais faceiras que porca em cria...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. eu estava vendo os comentario Sandro e te digo nunca gostei de você pq entre quem entrar você sempre teve no poder mais vou falar o que é justo meu filho estuda na escola Benedita e sabe o q aconteceu com ele voltou com a bunda retamada pra casa sabe porque? não tinha papel higienico na escola, isso é culpa de alguem é sim da Mire e da Ivone nunca vi uma coisa dessa, outra coisa é que meu sogro ganha medicamento da Prefeitura e faz mais de 3 mes que não tem sabe o que falaram pra nois que a culpa é dos farmaceutico da cidade que ficam brigando, o meu Deus, perguntei esses dias pra um deles sabe o que eles disseram que o Ademir so tem gente burra e por isso não faiz as coisa direito, me arrependi do meu voto o pior que agora tão me tirando da cara e não posso dizer nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca estive no Poder. Trabalhei com o ex-prefeito mas era um funcionário normal como todos os outros. fazia o que era pago para fazer e um pouco mais as vezes.
      Mas a situação é essa mesma, falta um pouco de tudo, na admnistração que veio para impor a moral e fazer da Saúde e Educação o grande avanço de Porto Amazonas. No papel tudo muito lindo, na prática eu já sabia como funcionaria pois já vivemos 8 anos de estagnação na admnistração do Ademir. Lamento, mas o Povo foi e será pelos próximos anos o maior prejudicado e vitima do estelionato eleitoral do ano passado.

      Excluir
  19. E a beldade da funcionária fantasma de palmeira? Concursada pra 40horas e faz 2 horas por semana qdo vem só fik de boas ninguém ve a cara dela no postinho, os otros babacas tem q fazer 40horas, e a dona carlona nâo toma providência! Alô porto amazonas

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com tudo Sandro, o descaso com a cidade e a população portoamazonense realmente tem sido absurdo! Vamos esperar quatro anos para ver se quem sabe ao menos o "excelentíssimo" tomará atitudes mais necessárias além de "dar" secretarias.

    ResponderExcluir