quarta-feira, 1 de maio de 2013

A VOZ DO POVO É A VOZ DO BLOG!



Saudades?  Estou aqui novamente, para alegria de uns e tristeza de outros.

Quero iniciar agradecendo as inúmeras pessoas que tem acompanhado o blog e que pessoalmente manifestam apoio a mim. Isso é bom, porque as notícias que aqui público acabam por repercutir em toda a cidade e até em municípios vizinhos, segundo informações que tive.

E sabem por que o blog tem repercussão? Porque as  publicações são baseadas em fatos reais, tirados da própria conduta administrativa da atual gestão. Portanto, não crio, não invento e nem aumento, mas comento. Este blog é a voz do povo!

Houve uma corrente de pseudos defensores da atual administraçã, que num ato de desespero, espalharam comentários de que eu mesmo escrevia e eu mesmo comentava as minhas matérias. Porém os mais de 15 mil acessos que o blog já teve dão conta que o blog é acessado por muita gente, que inclusive comenta (e fico agradecido por isso), sendo uma fonte de opinião crítica muito importante para o desenvolvimento da democracia em nossa cidade.

Através do blog já criticamos várias posturas da administração municipal incompatíveis com as promessas de campanha, que inclusive foram registradas no TRE durante as eleições e podem ser acessadas por qualquer cidadão.


Através do blog encorajamos as pessoas a tomarem atitudes de fazerem valer seus direitos, sem medo. Buscaram o que a Lei diz e determina. Um exemplo disso é a vitória dos professores. Após as pesadas críticas que tecemos a atual administração quanto à ausência do reajuste  dos professores, estes tomaram peito e fizeram um movimento, com abaixo-assinado direcionado a Câmara de Vereadores, ao Prefeito e a Secretária de Educação, exigindo o respeito a Lei – afinal, não foi isso que prometeram na posse? Respeitar as leis ? 

Pressionado por professores, vereadores e por este blogueiro, o Prefeito não teve outra saída a não ser encaminhar o Projeto de Lei que concede aumento aos professores de 7,97%, e após a votação e aprovação da Câmara de Vereadores, o mesmo tornou-se Lei. Finalmente , no pagamento do mês de abril , os professores e educadores puderam ver a “cor do aumento”. Pouco é verdade, mas muito se considerarmos os 12 meses. Em média foram 78 reais, que multiplicados por 12,  somam mais de R$ 900 reais. Com novecentos reais dá pra fazer muita coisa! Porém os professores esperam ainda receber o retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Parabéns aos professores! Mas o remédio foi dado em doses homeopáticas, já que os demais servidores, da Saúde e de outros setores continuam minguando os mesmos salários sem os reajustes. 


Segundo informações que obtive junto aos vereadores, a mensagem do Projeto de Lei que aprova o aumento dos professores , diz que os gastos de pessoal estão em quase 54%. Por óbvio isso vai ser a justificativa para o Executivo não dar aumento aos demais funcionários.

Absurdo, porque o mesmo deveria criar uma comissão junto a todos os funcionários e discutir propostas para baixar este índice e repassar o reajuste aos mesmos, que estão tendo que suportar perda nos seus salários para bancarem os cargos em comissão (e isso que tem vereador falando aos quatro ventos que quer uma “boquinha” também para familiares senão vai “virar contra”). Mas o Prefeito não sinaliza nenhuma proposta, finge que o problema não está existindo, não diz em público que medidas vai tomar para baixar os índices. Vai cortar horas-extras? Vai cortar “cabeças” dos cargos em comissão? Pelo visto, nenhuma coisa e nem outra, tendo em vista que até retirou um Projeto de Lei que tramitava na Câmara de extinção de vários cargos em comissão.

Através do blog também, alguns vereadores tiveram conhecimento de alguns fatos e preocupados com a moralidade pública, solicitaram explicações formais ao Prefeito a respeito da Festa da Maçã, que até agora ninguém sabe o que foi arrecadado e no que foram gasto os patrocínios. Com isso não estou dizendo que fizeram algo errado, mas é justo, em sendo dinheiro público, que tudo seja posto as claras na mesa. Quando o requerimento foi apresentado na Câmara, alguns vereadores da situação se alteraram, falaram que isso é um absurdo. Absurdo mesmo é não querer dar transparência aos gastos públicos. Lembro, que sempre foi apresentado contas da Festa da Maçã, inclusive a Câmara se servia do mesmo expediente (requerimento) para solicitar ao ex-prefeito informações, e porque agora seria diferente? Como diz o Vice prefeito Vicente que estava na Câmara estes dias “Não há porque esconder se nada está errado, é o mínimo que devemos fazer!”.  Parabéns ao vice-prefeito pela consciência que tem em relação aos gastos públicos. Transparência, essa é a palavra de ordem.


Através do blog cobramos melhorias na Saúde, na coleta do lixo, na limpeza das ruas, do assédio e troca desmotivada de servidores dos seus setores (que pelo jeito ainda anda de vento em poupa, seja através de pressão psicológica, seja a transferência pela simples transferência). Aliás, já disse que isso é “assédio moral” e enquanto um servidor não for a justiça e denunciar ao Ministério Público as coisas vão continuar. É preciso barrar na justiça, já que alguns pensam que são donos do Poder, porem, lembramos que ali estão de mera passagem e que logo voltarão a insignificância que sempre tiveram e de onde nunca deveriam ter saído.

Assim, o blog continua ativo no seu papel de vigilância e na busca de muitas respostas que inclusive estão no aguardo. Só para citar uma, a questão da compra direta com o produtor rural (já que estão vendendo o que não produzem e isso é burlar a lei para não pagar imposto) e por isso mesmo, devido àrepercussão que o caso ganhou, a Câmara de Vereadores, através de aprovação em Plenário, solicitou respostas dos responsáveis junto a Administração, porém ainda não obtiveram tais respostas  (diz que estão no prazo de 15 dias úteis para fornecê-las).

É por tudo isso que me dou por satisfeito em ter e manter este blog, como um canal de comunicação e de cobrança com aquilo que é público, mesmo tendo ameaças veladas de que vão me ferrar, que estão pesquisando minha vida e outras bobagens. 

 Aí eu pergunto: se ninguém lê o blog, se o blog não tem importância, por que a preocupação? Vão se tornar mais puros com isso? Vão se tornar melhores? Se errei na minha vida, como de fato errei muitas  vezes (e quem não errou?) foram coisas que só prejudicaram a mim mesmo. O que não pode é prejudicar muitos e ainda achar que isso é moral, principalmente em se tratando da coisa pública, em que o dinheiro é de todos  e o exemplo da seriedade, honestidade e moralidade deve ser buscado a qualquer preço. 

Não adianta falar do que os outros não fizeram ou que está fazendo igual (menos nos salários, já que nem todos tiveram reajuste).  É preciso fazer o que os outros não fizeram, é preciso fazer diferente e melhor, nunca igual. É preciso honrar pelo menos a palavra dita em público, pois se fosse para ser igual, não precisaria ter ocorrido nova eleição e colocaríamos o ex-prefeito para um terceiro mandato seguido (isso se a Lei pertimisse).


Para finalizar, parabéns a todos os trabalhadores (que honram o significado real da palavra). Uma pena que nem todos podem comemorar, como por exemplo a maioria dos funcionários da prefeitura que ainda aguardam o reajuste de seus salários!



Abraços a todos!


Sandro Gusso
HS

18 comentários:

  1. Parabéns Sandro, você realmente escreve a verdade, aliás a verdade que nem precisa ser dita, pois é vista no cotidiano de nosso município.Como está vergonhoso sair em Porto Amazonas.Hoje , dia de Feriado, resolvi sair dar uma voltinha com minha família.MISERICÓRDIA...,tive lembranças de tempos ruins, época de enchente,onde Porto Amazonas parecia uma cidade fantasma e abandonada.Meu Deus, nos dá uma depressão ao nos depararmos com as ruas de nosso município, este que sempre foi dotado de belezas naturais e visitado por tantos moradores de cidades vizinhas,que buscam o ar puro do cheiro da natureza, hoje Porto Amazonas até exala mal de tantos lixos jogados nas ruas e galhos espalhados pelas calçadas tirando o brilho de um município reconhecido por suas belezas naturais.Que vergonha!!!Acorda SONECA e faça jus ao seu salário....

    ResponderExcluir
  2. Olha Sandro sem que tem muitas pessoas que estão planejando um movimento contra o atual prefeito e seus puxa pois as promessas foram grandes e a cidade ta abandonada tudo mundo fala a mesma coisa as ruas cheias de lixo e buracos e gente sendo contratada por acerto de campanha pra não fazer nada e ganhar dinheiro apena e isso Sandro não tem nada a ver com gente do Pepé que por sinal também foi um mal prefeito pois so pensou nele e pouco fez pela cidade em 8 anos mais uma coisa se diga pelo menos a cidade tava em ordem, quanto aos nossos ultimos 16 anos, vc sabe me dizer q industria veio pra cidade? alguns podem dizer o PAI MIRE trouxe a Curipel, isso é apenas um nome pois no mesmo local funcionava a CURIPEL que por sinal tinha mais funcionários que a atual, e o Pepé o que trouxe de empregos pra cidade, a resposta é NADA, um prefeitinho muito ruim também, isso é que as pessoas estão preocupadas com a proxima eleição para que candidatos como estes não venham governar a cidade pois eles não mandam nem na casa deles, a partir dessa semana também vou fazer parte desse movimento RESGATE DE PORTO AMAZONAS senão vamos virar uma cidade FANTASMA, ah vc ta sabendo alguma coisa sobre a INDUSTRIA DE CABIDES QUE O PAI MIRE TA TRAZENDO? SIM INDUSTRIA DE CABIDE DE EMPREGO na prefeitura, vou te procurar pra vc entrar no movimento RESGATE DE PORTO AMAZONAS

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! O problema de indústria é que não temos mão de obra suficiente para uma grande industria.Claro que se nossos governantes, não só o de agora, mas o próprio Pepé tivessem corrido embusca de uma empresa de médio porte a vida dos cidadãos seria melhor. Mas infelizmente esbarramos na qualificação e mão de obra suficiente para suprir a demanda de uma indústria! Quanto ao movimento, Resgate de Porto Amazonas, estopu dentro e creio que ações devem ser tomadas para coibir os abusos praticados pelo atual desgoverno, como a contratação e aumento de salários de pessoas sem qualificação nenhuma para ocupar cargos públicos. O que importa é receber no fim do mês, a cidade e a população ficam em segundo plano. Mas o povo escolheu assim, por isso, ou denunciamos ou esperamos as próximas eleições, na esperança de que o povo aprenda a escolher!

    ResponderExcluir
  4. Povo, por favor...prestem atenção na câmara de vereadores...vejam o que discutem....analisem suas propostas e projetos....
    A exemplo a sessão do dia 23/04 na qual o vereador soldi defende a não prestação de conta da Festa e que o prefeito tem outras coisas para se "incomodar" como se fosse ele, o prefeito, que tenha que prestar contas, não é o prefeito que deve isso ao município, mas sim a comissão organizadora...
    Acho que ele deve estar preocupado!!! será que levou algum pro bolso.....

    ResponderExcluir
  5. Olha Sandro quem fez o comentário de que Porto Amazonas está parecendo aqueles dias após a enchente foi modesto,eu que não vinha para cá desde dezembro,no feriado de 1 de maio tive a impressão de que o FURACÃO KATRINA passou por aqui!O que significam esses buracos,essas árvores podadas e jogadas pelas ruas,acho que é o furacão da incompetência da "nova administração" que de nova não tem nada,porque com certeza o prefeito deve andar escondido da população ,como na administração anterior,porque senão o povo deveria fazer ele limpar as ruas já que seu pessoal não tem capacidade para tal.Que tristeza em ver minha cidade assim,fiquei até com vergonha dos amigos que me acompanhavam!!!Meus familiares contaram o que está se passando aqui,e cheguei a uma única conclusão ou o povo bota fora esse incompetente ou irão ter que se mudar´pois ao final desse mandato é só o que restará ao povo portoamazonense,e eu sei como é triste se afastar da cidade que você ama!!!ACORDEM PORTOAMAZONENSES!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pra falar a verdade esse blog já encheu. A falta de criatividade e capacidade em trazer algo interessante é visivel. O mesmo mi mi mi de sempre. Enquanto rendeu você tirou proveito agora que as coisas voltaram ao normal, você continua com prestação de contas de festa de maçã, salários de funcionários e não sei o que. Ou seja, logo logo este blog será apenas um lembrança na sua memória porque na do povo eles nem sabem da existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk! Falta de criatividade tem a atual administração! E já deve ter enchido mesmo, mas para os puxa sacos e carguinhos em comissão, pois não aceitam criticas e vivem no mundo da fantasia achando que o Ademir é o salvador! Acorda para vida, faça comentários descentes e dentro da realidade.
      E como o blog ja encheu, siga o seguinte procedimento. Não acesse! Simples e fácil. No mais, o registro de acessos diários dizem o contrário a sua insignificante opinião!

      Excluir
  7. Toda vez que entro nesso blog, na maioria da vezes, só vejo críticas e revoltas quanto a atual administração, será que não fizeram nada de bom até agora? Eu vou ser mais um crítico, não vi nada mesmo, além da continuação do que já era feito, com uma ressalva, conseguiram piorar, portanto nem continuidade do que estava dando certo estão fazendo direito, o que me passa, é que entrou um bando de inesperientes e (m)amadores, e que agora estão acuados, sem saber que rumo tomar, mas pea não fugir a pose tem que manter esses imcompetentes. São quatro meses de desgoverno, será que vamos ter que passar por isso durante toda a gestão?
    Tomara que não, quero, sinceramente, que essa administração tome um rumo, pq quem vai sofrer é o povo, faltam medicamentos, profissionais da saúde, sem contar com o desânimo dos funcionários, que estão sendo muito profissionais, diante da situação, pergunto ao Sr Prefeito: Quando vai cumprir as promessas de campanha?
    Começou mal já, pq disse que iria moralizar e o que fez?
    Contratou sem medida, sem critérios, por conveniência, incompetentes, e aonde realmente necessitava, que diga-se de passagem, é a sua especialidade, deixou descoberta.
    Mas tem tempo ainda, Dr Ademir, mostre que não é manipulado e moralize a administração.
    Cumpra ao menos suas promessas de campanha, estamos esperando o hospital voltar a fazer cirurgias e internamentos, já se passaram quatro meses, essa promessa já expirou, mas somos compreensivos.
    A outra promessa o Sr ainda pode cumprir, mande embora esse pessoal que vc contratou sem necessidade, o povo vai entender que vc está moralizando, faça isso pela tua dignidade, pq se continuar assim, vc vai perder td que fez até hj e vai ser aponado pelas ruas como o pior admistrador do município.

    ResponderExcluir
  8. Ontem vim visitar com minha mulher a minha sogra como faço todos os anos e olha que infelizmente já fazia um ano q não vinha em Porto, e sabe o que vi e minha familia me contou me deixou revoltado pq a promessa dos vereadores diz q foi muitas e do proprio prefeito e vice e agora não fizeram nada, ou melhor, fizeram sim EMPREGO E MAIS EMPREGO, ah gostei da nova fabrica de Porto FABRICA DE CABIDE DE EMPREGO, Ademir nois te conhecemos e sabemos que essas suas atitudes são de um governante refem de políticos oportunistas diferente daquele tempo que vc fazia parte do PTB junto comigo foi fácil ser prefeito aquela epoca e vc não valorizou isso, pois vcs e sua esposa ADEMIR gostam de pessoas que ficam levando fofocas dos outros pra vcs e na maioria das vezes das proprias pessoas do grupo político, isso pra vcs é importante, vcs deveriam se preocupar em valorizar pessoas inteligentes e com preparo para te ajudar, por isso vc tem sofrido e te digo, do jeito q tá vc vai ser A MAIOR VERGONHA Q PORTO AMAZONAS JÁ VIU NA POLÍTICA, isso não é uma critica e sim um ALERTA acorda homem

    ResponderExcluir
  9. E aí Sandro Gusso, afrouxou o garrão?
    Vai deixar o tão comentado Blog as moscas?
    Será que acabou o rompante?
    Estranhamente, acabaram seus argumentos?

    Aguardo........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acabaram meus argumentos, aliás, argumentos e assuntos é o mais tenho para falar da atual admnistração, se é que se pode chamar isso de administração! Estou concentrado em estudos por isso, estou sem tempo para as postagens. Mas como assunto não me falta, essa semana publicarei uma nova, se está com saudades dos meus textos!

      Excluir
  10. Estive dando uma olhada no site da prefeitura, e me chamou a atenção uma matéria, onde mostram que estão melhorando a qualidade de vida da população com a pintura do prédio da Prefeitura, Centro de Eventos e Conselho tutelar, além das podas de árvores...chega a ser cômico, como estão desorientados kkk, muito engraçado a cara de pau em publicar uma matéria como essa. Esqueceram de mostrar a lixarada na cidade, os buracos no asfalto, o lixo reciclável que fica na frente das casas por semanas, eu já desisti de colocar, porque nem solicitando eles aparecem. Então pergunto:
    Isso é qualidade de vida?

    ResponderExcluir
  11. Será que alguém pode explicar o que está acontecendo com a saúde de Porto Amazonas, onde faltam medicamentos, profissionais...no postinho está uma vergonha, nem pressão estão verificando, lamentável essa situação pra quem prometeu o Hospital na campanha, na verdade a cidade está sem comando, ao "DEUS DARÁ" quem pode mais, chora menos. Informação? So um informativo oficial, que não informa nada, só tenta fazer elogios a atual administração, um tal de Porto Amazonas Conectado...kkkkk. Tendencioso, não faz jornalismo sério, não mostra a atual realidade do município, que está precária, só matérias que o coitado se esforça em tentar achar algo de bom pra noticiar, mas está difícil heim?
    Abram os olhos povo, "se está ruim, a tendência é piorar", palavras sábias ditas por pessoas que estão dentro da atual administração.

    ResponderExcluir
  12. Olá leitores! Sei que estou demorando a atualizar o Blog, mas é pura falta de tempo, pois estou concentrado em estudar para o concurso que vou fazer. Mas ja que sentem falta, esta semana publicarei uma nova, pois como comentei, assuntos e argumentos não me faltam! Até mais!

    ResponderExcluir
  13. e como foi no concurso senhor escritor?

    ResponderExcluir
  14. Como sempre as audiência públicas sempre quem decide é a administração, não foi diferente a última, onde foi decidido os recursos do estado, que serão aplicados na infraestrutura viária. Fico indignado com o povo de Porto Amazonas, nenhum representante popular, nem sequer da oposição, então não tem o que reclamar. O asfalto é importante sim, mas não seria a prioridade no momento, tendo em vista a carência do município quanto aos esgotos a céu aberto, saneamento básico seria mais urgente no momento, isso é primário, mas como é obra que não aparece, eles deitaram e rolaram, aprovaram o que quiseram, como diz o ditado "Todo povo tem o governante que merece" e assim segue o vapor, mandando e desmandando, por sinal, mais desmandos do que ações, mas fazer o que, vamos engolir mais uma administração desastrosa, quem sabe um dia apareça alguém realmente competente e um povo mais politizado....

    ResponderExcluir
  15. Estou publicando esse direito de resposta do meu amigo Riomar Bruno, sobre um comentário feito de forma anônima sobre o site que ele administra. Segue na integra:

    Direito de Resposta
    Na matéria a voz de um povo é voz do blog, foi feito um comentário em 25 de maio de 2013 18:43, onde o autor anonimo afirma que o Portal Porto Amazonas Conectado, é um site tendencioso e que não faz jornalismo sério.
    Tenho que informar que o Portal Porto Amazonas Conectado, nasceu em 2011 no mês de dezembro, ele foi idealizado não para criticar o município e sim o enaltecer, pois como porto-amazonense nato me sentia chateado em não ter nenhuma noticia da cidade ao longo dos anos em que fiquei morando na capital, aliás noticias tinham, más eram apenas de desastres naturais, ou assassinatos, ou alguma outra ocorrência policial e na época da festa da maça.
    Diante disto comprei o domino(endereço na internet) www.portoamazonas.com para mudar este paradigma, hoje o Brasil e o mundo conhecem nossa cidade, ao pesquisar o termo "Porto Amazonas" o Portal aparece na segunda opção perdendo apenas para o site da prefeitura.
    Quando criei o Portal escrevi este texto que pode ser acessado aqui (http://portoamazonas.com/ajuda/sobre/ ) e que reproduzo abaixo:

    Este Site não pretende ter tendência política alguma, apesar de todas as tendências de seus Visitantes.
    O Portal Porto Amazonas Conectado é um espaço democrático destinado a trazer informações, notícias e matérias interessantes sobre Porto Amazonas e região.
    Não estamos ligados ao Governo Municipal, este é um site independente onde prevalece o que é justo, não estamos aqui para criticar nenhum setor do governo municipal, tampouco pessoas ligadas ao mesmo. Estamos aqui para divulgar o que Porto Amazonas tem de melhor, seu povo, suas crenças, suas historias, os seus momentos de lazer, enfim estamos aqui para ajudar, como escrito acima, não temos tendência politica alguma.

    Este é o lema do Portal, divulgo, divulguei e divulgarei coisas boas da cidade, pois é isso que eu quero que os outros vejam, e antes que continuem dizendo que sou tendencioso, respondo que não, nesta e na outra administração sempre divulguei os acontecimentos bons da cidade, quem duvida é só fazer uma pesquisa no site, e este tema é sempre recorrente, pois cada pessoa pode uma ter uma opinião diferente de uma mesma matéria e achar o que quiser.
    Hoje com orgulho posso dizer que os dois jornais impressos da região publicam noticias de Porto Amazonas, coisas que anteriormente era difícil de ocorrer.

    ResponderExcluir