terça-feira, 12 de março de 2013

MUITO "CHICK"!



Passada a Festa da Maçã e os comentários contras e a favor da banda de rock, retornamos com os acontecimentos do dia-a-dia de nossa cidade.  Pois convenhamos, a festa dá aquela “abafada”, mas como eu sou daqueles que não tenho memória curta volto as minhas cobranças, ou acham que eu esqueci?
Mas vamos aos fatos!

Farei um breve comentário sobre a Festa, que estava muito bonita. Não poderei falar sobre o desfile, pois não me encontrava presente, no entanto, parabenizo a escolha dos jurados. Fico feliz também pelas informações oficiais de que, cerca de 50 mil pessoas passaram pela Festa, pois isto significa que muitos recursos financeiros ficaram pelo Município, principalmente no desfile e café colonial que ficaram sob responsabilidade da administração. Vamos esperar a prestação de contas da Festa e comemorar os lucros, que deverão ser aplicados na área social.

Na quinta-feira (28) o coquetel de apresentação das candidatas também foi sucesso, segundo fontes oficiais. Tudo regado a “risóles” de camarão e outros “conosquitos” sofisticados. Pagos com o dinheiro público é claro, mas não poderíamos fazer feio frente às autoridades que aqui estiveram....muiiito chic! Camarão então? Nossa, isso que é o poder, mas como diziam os cabos eleitorais a “nova administração” veio para “moralizar” e que moral!

Pois bem, como já disse passada a Festa, retornamos a dura realidade que estamos vivendo. Por um lado, a “armata” do Governo ensaia via redes sociais, uma tentativa de descrédito ao blog, o que de fato não me preocupa em nada. A mais recente postagem é que não se precisa ser jornalista para escrever. Até concordo, precisa mesmo é saber escrever e, sobretudo, saber interpretar, coisa que muito pouca gente sabe fazer. Quanta a escrever, faça como bem quiserem, o fato é que eu escrevo sobre realidade e neste sentido tem muita gente cega por ai que querem apenas continuar mamando e garantindo seus “contratinhos”.

Mas como disse um comentário em facebook, “vindo de quem vem”, estou assustado com a quantidade de lixo e mato se acumulando pela cidade. Para se ter uma idéia, no local onde ficou o parque, até hoje o lixo produzido pelos mesmos se encontra sobre a calçada. No Colégio Coronel Amazonas, o reciclável ficou semanas acumulado. Mais um pouco era capaz de soterrar as pobres criançinhas do ensino fundamental. E o soneca? Nada! Na Rua Conrado Jeremias Schuhli, o matagal está quase da altura do muro da construtora Roca. Lembro, porém que o ex-diretor Rogério Salgado, mandava roçar mensalmente. Hoje pela manhã até ameaçaram passar a roçadeira, mas ela ficou só no lugar mais visível.

Diante dos fatos, resolvi fazer algumas perguntas para o prefeito Ademir. Perguntas que poderão ser facilmente respondidas e assim sanar nossa curiosidade sobre os 71 dias de sua administração. Aquela que veio para modernizar e acabar com as mamatas tão propaladas nas eleições. Vamos a elas:

1) Senhor prefeito. Quando será dado o aumento aos funcionários do Município?

2) Onde presta serviço a Diretora de Administração do Município, Marli Teresinha de Paula Polato, uma 
vez que a mesma não possui sala e nem aparece no prédio da Prefeitura?

3) Quais serviços e qual setor está prestando assessoria a Assessora Executiva Rosangela Kozlinskei?

4)Onde está à nomeação, qual o valor dos salários e qual horário prestam serviços à Municipalidade os advogados Nelson Rachinski e Arthur Petroski?

5) Em que limite está à  folha de pagamento do Município diante de tantas contratações?

6) O Edital de Licitação da Festa da Maçã dizia que o vencedor não poderia terceirizar serviços, por que o Restaurante Palmeirense serviu as refeições? 

7) Será realizada audiência pública para prestação das contas da 30ª Festa da Maçã? Quando?

8) Quantos funcionários encontram-se em desvio de função atualmente? 

9) A Lei de cargos e salários do magistério municipal será cumprida? 

10) A mais importante de todas, como anda as negociações do Município com o Governo do Estado para o funcionamento pleno do Hospital Municipal? 

Apenas 10 questões para o senhor prefeito. Claro que ele não terá dificuldades em responder, pois já tem a experiência administrativa que nos conduzirá a um município do terceiro milênio.
Bom, no mais vamos aguardar as respostas que podem ser encaminhadas ao e-mail que já foi repassado ao secretário de Comunicação.

Voltando um pouco na ultima postagem, alguns comentários não foram publicados, pois foram considerados por mim, ofensivos a grupos de pessoas. Os ofensivos a minha pessoa, volto a frisar, não me preocupam. Aguardando respostas oficiais! Até a próxima!
Sandro Gusso
HS!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Rogai por nós...



Deixei a matéria o Grito por mais tempo devido ao grande número de acessos e comentários e também para não interferir na Festa da Maçã, que tem início oficial no dia de hoje, e  me acusassem de “conspirar” contra a mesma. Respeito todos os gostos musicais, do funk ao rock. No entanto, ontem me foi passada algumas letras de uma das bandas que se apresentará na 30ª Festa da Maçã e não pude deixar de expressar minha opinião, pois é uma banda que desrespeita a crença dos outros e já que é assim, me permite comentar.

Sempre quando vou dormir, inicio minha oração da seguinte forma: “Senhor sei que sou um pecador, talvez o mais miseravel de todos”... Sou católico por formação. Creio em Deus, na Santa Igreja Católica e em Jesus Cristo seu único filho e Nosso senhor!

Como já disse em outros textos, ocupei a Secretaria de Comunicação Social do Municipio e divulguei a Festa da Maça. Lembro-me que sempre nas entrevistas fazia questão de frisar que a nossa festa, é uma festa para as famílias. As nossas e a dos visitantes. Que a festa serve para divulgarmos nossa cidade e acolher aqui as famílias que vem experimentar nossas frutas e nossa cidade.

Pois bem, como disse, ontem recebi algumas letras das musicas de uma das bandas de rock que se apresentará no sábado, no horário estimado de meia noite. Umas das músicas tem o título de  “Blues do Satanás” e inicia da seguinte forma:

“É o blues do Satanás...
Arruba!”

Mais adiante, a letra nos conta que ele, satanás, surge para a banda para fazer uma proposta, senta-se com eles e toma uma cerveja, mas satanás se embriaga e eles percebem que satanás quer impor mais uma religião a eles, para roubar seu dinheiro:

“...satanás começou a se embriagar
 virou um bêbado chato, pé no saco
 Mais uma religião babaca
Ele quer pregar pra meu dinheiro roubar
Piores que o capeta já nos bastam alguns padres e pastores”...

Vendo que satanás queria apenas engana-los, a ira dos integrantes é despertada e a letra segue:

“Satanás despertou a ira da malária
Eu acho que esse cara vai tomar é porrada
Garrafadas, pauladas e pedradas
Esfolaram vivo o cara”...

E assim segue. Em outra letra, da mesma banda, “Igreja Universal do Reino do Rock”, a banda faz alusão aos prazeres carnais e mundanos. Diz um trecho da letra

“... Igreja Univerdal do reino do rock n' roll
Somos devotos dos prazeres da carne
Costelada, frango assado e churrascão
Muita cerveja pra encher a cara
Se é certo estar feliz então aqui é o lugar...
...Necessito de um lugar que tenha rock n' roll, mulher fácil e bebida”...

E por ai segue.

Gente, ao ler as letras não poderia deixar de comentar. Isso é um show da Festa Maçã? Uma banda vem em nossa cidade fazer invocação a satanás e desrespeitar nosso padre e nossos Pastores? Vivemos num estado, livre, democrático, laico, onde as religiões e credos de qualquer natureza devem ser respeitados. Inclusive aqueles que não creem em nada. Ou seja,  cada um segue a religião que quer (ou não), mas sempre respeitando as demais denominações. Mas, onde está o respeito por parte da Comissão Organizadora da Festa que pagará para uma banda vir invocar o satanás e ainda ofender nossas religiões?

Como cidadão me senti envorganhado pelas famílias que serão obrigadas a ouvir tais sandisses. Me sentirei envorganhado ao ver o desrespeito com os católicos e evangélicos que sairam as ruas tremulando as bandeiras azuis e branca do 44, que no sábado, com o dinheiro do contribuínte, pagará para criaturas chamarem satanás para nossa cidade. Espero que o deputado Takayama não esteja aqui para presenciar esse ato.

Lembro, que no ano passado, Takayama esteve em duas ocasiões por aqui e em uma delas, falou do Poder do Sangue de Jesus e daqueles que utilizam o “sangue da galinha preta”. Que suas palavras da época ressoem no sábado. Que o Sangue de Jesus prevaleça sobre o sangue da galinha preta e aquele que será invocado para o prazer de alguns, não sobressaia sobre a Fé da maioria.
Diante da impossibilidade de fazer algo concreto, resta apenas conclamar os verdadeiros cristão a orar no momento que o “capiroto” estiver sendo chamado. Cubramos o Cristo que nos abençoa do alto do morro para que ele não veja a barbárie.

Finalizando, sei que muitos vão criticar dizendo que é apenas uma banda de rock, que sou do mato, que preciso evoluir e abrir minha mente. Tudo bem aceito as críticas e já disse que respeito a “todos os gostos musicais”, mas não posso respeitar quem nas músicas, vem criticar a minha fé e a de tantos outros portoamazonenses, e mais, tradicionalmente, nossa cidade não tem essa cultura e existem muitas outras bandas de rock que não fazem apologia a satanás. Este tipo de banda é pra fazer shows específicos para um determinado público e não num evento como é a Festa da Maçã.
É lamentavel ver isso em nosso Municipio.

Que Deus tenha piedade e misericórida de nós neste sábado e que nossas orações sejam mais fortes que a invocação que será feita. 

Boa Festa a todos!

Sandro Gusso
HS!