quarta-feira, 1 de maio de 2013

A VOZ DO POVO É A VOZ DO BLOG!



Saudades?  Estou aqui novamente, para alegria de uns e tristeza de outros.

Quero iniciar agradecendo as inúmeras pessoas que tem acompanhado o blog e que pessoalmente manifestam apoio a mim. Isso é bom, porque as notícias que aqui público acabam por repercutir em toda a cidade e até em municípios vizinhos, segundo informações que tive.

E sabem por que o blog tem repercussão? Porque as  publicações são baseadas em fatos reais, tirados da própria conduta administrativa da atual gestão. Portanto, não crio, não invento e nem aumento, mas comento. Este blog é a voz do povo!

Houve uma corrente de pseudos defensores da atual administraçã, que num ato de desespero, espalharam comentários de que eu mesmo escrevia e eu mesmo comentava as minhas matérias. Porém os mais de 15 mil acessos que o blog já teve dão conta que o blog é acessado por muita gente, que inclusive comenta (e fico agradecido por isso), sendo uma fonte de opinião crítica muito importante para o desenvolvimento da democracia em nossa cidade.

Através do blog já criticamos várias posturas da administração municipal incompatíveis com as promessas de campanha, que inclusive foram registradas no TRE durante as eleições e podem ser acessadas por qualquer cidadão.


Através do blog encorajamos as pessoas a tomarem atitudes de fazerem valer seus direitos, sem medo. Buscaram o que a Lei diz e determina. Um exemplo disso é a vitória dos professores. Após as pesadas críticas que tecemos a atual administração quanto à ausência do reajuste  dos professores, estes tomaram peito e fizeram um movimento, com abaixo-assinado direcionado a Câmara de Vereadores, ao Prefeito e a Secretária de Educação, exigindo o respeito a Lei – afinal, não foi isso que prometeram na posse? Respeitar as leis ? 

Pressionado por professores, vereadores e por este blogueiro, o Prefeito não teve outra saída a não ser encaminhar o Projeto de Lei que concede aumento aos professores de 7,97%, e após a votação e aprovação da Câmara de Vereadores, o mesmo tornou-se Lei. Finalmente , no pagamento do mês de abril , os professores e educadores puderam ver a “cor do aumento”. Pouco é verdade, mas muito se considerarmos os 12 meses. Em média foram 78 reais, que multiplicados por 12,  somam mais de R$ 900 reais. Com novecentos reais dá pra fazer muita coisa! Porém os professores esperam ainda receber o retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Parabéns aos professores! Mas o remédio foi dado em doses homeopáticas, já que os demais servidores, da Saúde e de outros setores continuam minguando os mesmos salários sem os reajustes. 


Segundo informações que obtive junto aos vereadores, a mensagem do Projeto de Lei que aprova o aumento dos professores , diz que os gastos de pessoal estão em quase 54%. Por óbvio isso vai ser a justificativa para o Executivo não dar aumento aos demais funcionários.

Absurdo, porque o mesmo deveria criar uma comissão junto a todos os funcionários e discutir propostas para baixar este índice e repassar o reajuste aos mesmos, que estão tendo que suportar perda nos seus salários para bancarem os cargos em comissão (e isso que tem vereador falando aos quatro ventos que quer uma “boquinha” também para familiares senão vai “virar contra”). Mas o Prefeito não sinaliza nenhuma proposta, finge que o problema não está existindo, não diz em público que medidas vai tomar para baixar os índices. Vai cortar horas-extras? Vai cortar “cabeças” dos cargos em comissão? Pelo visto, nenhuma coisa e nem outra, tendo em vista que até retirou um Projeto de Lei que tramitava na Câmara de extinção de vários cargos em comissão.

Através do blog também, alguns vereadores tiveram conhecimento de alguns fatos e preocupados com a moralidade pública, solicitaram explicações formais ao Prefeito a respeito da Festa da Maçã, que até agora ninguém sabe o que foi arrecadado e no que foram gasto os patrocínios. Com isso não estou dizendo que fizeram algo errado, mas é justo, em sendo dinheiro público, que tudo seja posto as claras na mesa. Quando o requerimento foi apresentado na Câmara, alguns vereadores da situação se alteraram, falaram que isso é um absurdo. Absurdo mesmo é não querer dar transparência aos gastos públicos. Lembro, que sempre foi apresentado contas da Festa da Maçã, inclusive a Câmara se servia do mesmo expediente (requerimento) para solicitar ao ex-prefeito informações, e porque agora seria diferente? Como diz o Vice prefeito Vicente que estava na Câmara estes dias “Não há porque esconder se nada está errado, é o mínimo que devemos fazer!”.  Parabéns ao vice-prefeito pela consciência que tem em relação aos gastos públicos. Transparência, essa é a palavra de ordem.


Através do blog cobramos melhorias na Saúde, na coleta do lixo, na limpeza das ruas, do assédio e troca desmotivada de servidores dos seus setores (que pelo jeito ainda anda de vento em poupa, seja através de pressão psicológica, seja a transferência pela simples transferência). Aliás, já disse que isso é “assédio moral” e enquanto um servidor não for a justiça e denunciar ao Ministério Público as coisas vão continuar. É preciso barrar na justiça, já que alguns pensam que são donos do Poder, porem, lembramos que ali estão de mera passagem e que logo voltarão a insignificância que sempre tiveram e de onde nunca deveriam ter saído.

Assim, o blog continua ativo no seu papel de vigilância e na busca de muitas respostas que inclusive estão no aguardo. Só para citar uma, a questão da compra direta com o produtor rural (já que estão vendendo o que não produzem e isso é burlar a lei para não pagar imposto) e por isso mesmo, devido àrepercussão que o caso ganhou, a Câmara de Vereadores, através de aprovação em Plenário, solicitou respostas dos responsáveis junto a Administração, porém ainda não obtiveram tais respostas  (diz que estão no prazo de 15 dias úteis para fornecê-las).

É por tudo isso que me dou por satisfeito em ter e manter este blog, como um canal de comunicação e de cobrança com aquilo que é público, mesmo tendo ameaças veladas de que vão me ferrar, que estão pesquisando minha vida e outras bobagens. 

 Aí eu pergunto: se ninguém lê o blog, se o blog não tem importância, por que a preocupação? Vão se tornar mais puros com isso? Vão se tornar melhores? Se errei na minha vida, como de fato errei muitas  vezes (e quem não errou?) foram coisas que só prejudicaram a mim mesmo. O que não pode é prejudicar muitos e ainda achar que isso é moral, principalmente em se tratando da coisa pública, em que o dinheiro é de todos  e o exemplo da seriedade, honestidade e moralidade deve ser buscado a qualquer preço. 

Não adianta falar do que os outros não fizeram ou que está fazendo igual (menos nos salários, já que nem todos tiveram reajuste).  É preciso fazer o que os outros não fizeram, é preciso fazer diferente e melhor, nunca igual. É preciso honrar pelo menos a palavra dita em público, pois se fosse para ser igual, não precisaria ter ocorrido nova eleição e colocaríamos o ex-prefeito para um terceiro mandato seguido (isso se a Lei pertimisse).


Para finalizar, parabéns a todos os trabalhadores (que honram o significado real da palavra). Uma pena que nem todos podem comemorar, como por exemplo a maioria dos funcionários da prefeitura que ainda aguardam o reajuste de seus salários!



Abraços a todos!


Sandro Gusso
HS